Ter uma motocicleta pode representar muitas facilidades para o motorista, mesmo quando o combustível está em alta. Se você está querendo economizar o gasto com esse aspecto, vale a pena conferir algumas dicas que trouxemos especialmente para você. Confira a seguir 6 firmas de economizar combustível em sua moto:

1. Se possível, invista em modelos econômicos

Nem sempre a motocicleta mais bonita e mais potente será a que trará mais benefícios para o motorista. Você sabia que os motos que vão lançar em 2020 pretendem ser mais econômicas?

Por isso, é bem interessante estar investindo nesses modelos para quem está pensando em trocar de motocicleta. Além disso, você pode estar poupando em outros aspectos. Pesquise alguns modelos como a XRE 2020 e verifique as vantagens!

2. Esteja atento a quantidade de aceleradas e freadas

Acelerar e frear são dois pontos muito importantes para a direção e é preciso ter atenção com esta dica! Afinal, não queremos que você deixe de usar essas duas funções básicas.

Pelo contrário, o objetivo é que você saiba quando acelerar e frear a motocicleta, pois o gasto de combustível nessas ações é considerável.

3. Garanta a calibragem correta dos pneus

Muita gente pode até achar que esses dois aspectos não estão relacionados, mas vale a pena lembrar que a falta ou a incoerência na calibragem podem aumentar o gasto do combustível.

Isto porque, a calibragem dos pneus influencia no desempenho do veículo na estrada, podendo gastar mais combustível se não estiver de acordo com o peso da moto.

4. Limpe o filtro de ar

No geral, é sempre positivo manter a manutenção da sua motocicleta em dias e a dica é dar uma atenção especial para a limpeza do filtro de ar do veículo.

Não é necessário estar praticando a ação entre períodos curtos, mas é interessante manter uma limpeza regular para garantir o funcionamento normal da moto.

5. Não invista na aceleração se a moto estiver parada

Na verdade, muitos motociclistas acabam criando esse hábito, seja por causa do barulho da aceleração ou para checar a potência da motocicleta.

Entretanto, é válido ressaltar que essa prática pode representar um gasto desnecessário para o proprietário. Por isso, evite acelerar com a moto parada!

6. Esteja atento ao peso excessivo sobre a moto

Alguns modelos de motocicleta disponibilizam um compartimento para transportar objetos de pequeno porte, entre outras coisas a serem carregadas.

Quanto mais peso for adicionado ao peso da motocicleta, mais energia a mesma vai precisar para se locomover, então esteja atento ao peso que carrega no seu veículo!