O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos responsáveis pelo processo de diversos benefícios, tendo como alguns dos mais solicitados: a aposentadoria e o auxílio-doença.

Sendo parte dos processos gerados pela Previdência Social, não é difícil imaginar que o INSS esteja sempre sendo solicitado pelos beneficiários.

E se você precisa utilizar algum dos serviços oferecidos pelo instituto, saiba que a tecnologia pode facilitar e muito a sua vida.

Como funcionam os serviços do INSS?

O INSS é o órgão responsável pela prestação de diversos serviços. Esses serviços estão relacionados as leis trabalhistas e podem ser citados como: aposentadoria, auxílio-desemprego, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.

Esses serviços são muito importantes para o servidor e já podem ser acessados de forma online. Na verdade, trata-se do agendamento dos benefícios, uma ferramenta proporcionada pela tecnologia a fim de facilitar a vida dos usuários.

Através da plataforma do INSS, o contribuinte pode solicitar e tirar dúvidas quanto a tabela INSS 2020Assim, agenda a sua consulta do INSS em um determinado dia e local.

O mesmo pode ser dito sobre o agendamento da perícia INSS, responsável por proporcionar um laudo médico que dá acesso ao auxílio doença, por exemplo.

Os serviços são muitos e têm ficado cada vez mais acessíveis através da plataforma do INSS. A medida permite ainda, um atendimento mais eficaz para os beneficiários, que antes precisavam chegar muito cedo nos postos de atendimento e muitas vezes não conseguiam solucionar suas questões.

O que seria a adaptação tecnológica do INSS?

Como mencionado anteriormente, o INSS já possui algumas facilidades no site do instituto, que é o caso do agendamento dos benefício através da plataforma digital.

Mas a instituição não querer parar por ai e pretende auxiliar ainda mais a vida dos brasileiros que precisam dos serviços oferecidos. Isso será possível através da chamada adaptação tecnológica.

De acordo com o instituo, a expectativa é que neste ano seja instalado totalmente o sistema digital do INSS, que poderá facilitar a vida dos usuários oferecendo serviços online.

Antes, o beneficiário já podia ter acesso a tabela de contribuição do INSS, por exemplo. Agora, além de verificar a tabela de contribuição INSS 2020o beneficiário poderá fazer até as solicitações da aposentadoria.

Espera-se que mais de 100 serviços passem a ficar disponíveis na plataforma digital, além de poderem ser executados também através do telefone de atendimento do INSS.