Cozinhas das escolas e CEIs receberão selo de certificação

Um selo emitido pelo Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) da Secretaria de Educação vai garantir ainda mais qualidade à alimentação escolar em Joinville. A ideia é destacar o trabalho das escolas que cumprirem com excelência regras de manuseio, higiene, preparo e armazenamento dos produtos.

As vistorias sempre fizeram parte da rotina, mas o selo começa a ser emitido a partir de agosto, no período pós-recesso escolar, com validade de seis meses. Segundo a gerente da Unidade de Assistência ao Educando, Silvane Kunde, a ideia é garantir ainda mais qualidade e cuidado às refeições oferecidas na escola. “Com o selo, vamos incentivar as escolas a cumprirem sempre todos os pontos da vistoria para garantirem sua qualidade. Queremos que todas as escolas sejam certificadas”, diz.

O trabalho de vistoria é feito pela equipe de nutricionistas da secretaria de Educação. Diariamente, elas visitam as escolas com uma espécie de check-list com sete itens, divididos em subitens. Ao fim da avaliação, é emitido um relatório, que também conta com um gráfico de conformidades e inconformidades. As escolas que garantirem o cumprimento de 90% dos procedimentos satisfatórios recebem o selo. As demais terão um prazo para adequação.

Há itens diferenciados para escolas e Centros de Educação Infantil (CEI). Segundo a nutricionista Graziela Klein de Sousa, os CEIS também são avaliados pelo lactário, e as cantinas das escolas passam pela mesma avaliação. Outra preocupação das equipes é a alimentação especial – direcionada para crianças com restrições alimentares.

Além das questões de higiene, armazenamento, manipulação e distribuição de alimentos, o relatório prevê análise da horta escolar e da necessidade de novos equipamentos para serem utilizados na cozinha. A ideia é manter o patamar de qualidade máxima para todas as escolas da rede. “Nossa proposta é estabelecer parâmetros de qualidade para a secretaria de Educação. Uma das áreas em que já estamos fazendo isso é na alimentação escolar, de fundamental importância para a saúde e o bem estar dos nossos alunos. O selo de certificação é importante justamente para isso”, assegura o secretário de Educação, Roque Mattei.

No total, cerca de 140 itens serão avaliados, tais como:

– Asseio pessoal das cozinheiras (unhas curtas e limpas, utilização de maquiagem, uniforme completo, higiene, etc).

– Armazenamento de alimentos (organização do estoque, higiene, armazenamento correto dos alimentos, controle do estoque, presença de telas, identificação e validade de todos os alimentos, etc).

– Área de manipulação (higiene do local, equipamentos limpos e em bom estado, estrutura adequada, etc).

– Boas práticas de manipulação (higienização correta das mãos por parte das cozinheiras, manipulação correta dos alimentos a fim de evitar contaminação cruzada e seguindo as normas do Manual de higiene e manipulação de alimentos da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Joinville, sinais ou presença de insetos e vetores, cópia do cardápio em bom estado, limpeza da caixa da água a cada seis meses, desinsetização, atestado de saúde das cozinheiras, etc).

– Distribuição da alimentação escolar (presença de refeitórios com cadeiras, divulgação dos cardápios para os pais, boa aparência da alimentação, controle das refeições servidas e de saída dos alimentos diariamente, se a escola está seguindo o cardápio, etc.).


Alimentação para criança com necessidade alimentar especial (lista com o nome das crianças que precisam de alimentação especial, armazenamento e preparo adequado dos alimentos especiais, etc.)

– Lactário (no caso dos CEIs): local específico, isolado, presença de todos os equipamentos e utensílios necessários, higiene do local, etc.

– Cantinas (no caso das escolas): local adequado, presença de alvará sanitário atualizado, cumprimento da Lei Estadual 12.061 d

Related posts

Leave a Comment